O Portal para quem quer emagrecer e ter uma vida saudável


Dieta de South Beach

19/11/2011 20:22

 

dieta de South Beach é considerada uma dieta para emagrecer que é saudável, um regime alimentar equilibrado que se preocupa com a quantidade de hidratos de carbono e com as gorduras certas para um corpo saudável. Desta forma as pessoas podem emagrecer, ficando com uma figura mais bonita e melhorando também a sua saúde e bem-estar.

A dieta de South Beach concentra-se em ensinar as pessoas a comer de forma mais saudável e ensina a apreciar este estilo de vida mais saudável.

Apesar da boa reputação que a dieta de South Beach manteve, ainda existem alguns ataques e comentários negativos sobre esta dieta. Também não é de estranhar, pois existem sempre os que falam mal de tudo. Mas então qual é a importância do principio do “ying e yang” se existe só uma perspectiva sobre tudo. Podem haver dúvidas e especialistas que tem opiniões contrárias… Apesar de não existir um grande perigo na dieta de South Beach, ainda existem alguns recursos e informações incorrectas nas revistas, internet e certos livros. É por isso que existem algumas interpretações incorrectas da dieta que pode levar a problemas quando esta é seguida.

Existe alguma falta de informação e entendimento sobre esta dieta. Muitos recursos falam pouco desta dieta e essa informação que falta faz com que muitas pessoas vejam esta dieta como perigosa. Esta dieta também não é das mais fáceis de seguir para quem está habituado a uma alimentação com muitos hidratos de carbono.

Quando se faz a dieta de South Beach pode ser difícil não ter uma recaída aos hábitos alimentares antigos. Isto foi considerado o perigo de South Beach, porque se as pessoas têm uma recaída ganham peso de volta muito rapidamente devido a mudanças no metabolismo.

Outro “perigo” conhecido da dieta de South Beach é a falta de motivação e esforço de manter a dieta. Muitos dietistas sentem um medo de lhes faltar motivação para fazer a dieta e que comecem a comer como antigamente.
Passos para evitar os “perigos” da Dieta de South Beach

Na minha opinião estas desculpas são inúteis e ridículas. São desculpas feitas por fracos que gostam de comer demais e depois vem fazer queixinhas que estão gordos. Se uma pessoa quer emagrecer tem de comer menos e comer menos durante muito tempo. As coisas não vêm por magia. Para emagrecer e perder peso é preciso exercício físico, comer de forma saudável e tomar um suplemento de emagrecimento para facilitar e acelerar as coisas. Se as pessoas tomam a decisão de continuar a comer como animais mesmo sabendo que lhes faz mal, o problema não é da dieta, é da pessoa.

Mas no caso de haver uma recaída, é recomendado que os dietistas voltem à primeira fase da dieta de South Beach. Esta recomendação é positiva porque evita quase todos os “perigos” e recaídas da dieta, pois a primeira fase é aquela em que se come menos. Esta dieta já tem muitos casos de sucesso e muitas pessoas chamam à dieta de South Beach uma actualização à dieta de Atkins, chamando à dieta de South Beach uma actualização da dieta de Atkins, apesar da dieta de Atkins ser muito mais equilibrada.

O que a dieta de South Beach tem de positivo é que educa os dietistas sobre os alimentos saudáveis que ajudam a evitar problemas cardíacos, colesterol e outros problemas descritos como os perigos da dieta de South Beach.

O livro da dieta de South Beach foi publicado em 2003 pelo Dr. Arthur Agatston. Desde então foi um bestseller na lista do New York Times durante dois anos. O Dr. Agatston publicou livros mais avançados e começou um site com subscrição mensal e já vende refeições pré-feitas com cardápios da dieta de South Beach. Como é que esta dieta é diferente das outras e será que funciona?

A ideia principal da dieta de South Beach é comer três refeições por dia, com lanches e sobremesas, tudo enquanto evita comidas processadas. O Dr. Agatston afirma que a dieta de South Beach não é uma dieta de baixos hidratos de carbono ou de baixa gordura, mas afirma que é uma dieta de bons hidratos e gorduras saudáveis. A dieta está dividida em três fases: a primeira fase é muito restrita e dura duas semanas, a segunda fase tem muito mais liberdade de escolha de alimentos e dura até conseguir atingir o seu peso alvo e a terceira fase é chamada a fase de manutenção, que deve seguir para o resto da vida.

Durante a primeira fase pode comer de uma lista de alimentos até estar saciado (não é comer até rebentar, somente até deixar de ter fome). Esta lista de alimentos consiste principalmente em vegetais e carnes magras, incluindo mariscos e lacticínios magros ou sem gorduras e legumes. Amêndoas, manteiga de amendoim e nozes também estão na lista mas com limites. Basicamente vai deixar de comer pão, arroz, massa, batatas e qualquer tipo de açúcar. O livro da dieta de South Beach afirma que é possível perder 4 a 7 kilos em duas semanas na primeira fase e que se perde a gordura na barriga primeiro.

A segunda fase diversifica bastante a ementa. Já pode comer pão e massa integral, arroz integral e algumas frutas. Ainda não pode comer açúcar, só um pouco de chocolate preto de vez em quando. Os hidratos de carbono saudáveis estão em alimentos com cereais integrais e legumes e as gorduras saudáveis são não saturadas e não hidrogenadas. Isto quer dizer que pode utilizar azeite!

Quando chegar ao seu objectivo de peso corporal está por sua conta. A terceira fase deixa você comer segundo as regras das duas fases, pode comer ocasionalmente comidas “brancas”, mas deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, testando o seu corpo para ver o que consegue comer. Se voltar a ganhar peso deve voltar a seguir a segunda fase da dieta de South Beach.

Afinal a dieta parece simples não é? O livro da dieta afirma que nem precisa de fazer exercício físico para emagrecer, apesar de ser recomendado no seu esforço global para perder gordura. Apesar do plano alimentar ser saudável esta dieta tem algumas desvantagens.

A primeira fase é muito restritiva. Claro que só dura duas semanas e a potencial perda de peso é muito encorajadora. Apesar disso muitas pessoas não conseguem perder os 4 a 7 kilos nessa fase e perdem a motivação.

Além disso, remover imediatamente hidratos de carbono refinados e açúcares da dieta causa tonturas, falta de concentração, cabeça leve e azia. Esta fase é feita para aprender a controlar os seus desejos de comida, mas muitas pessoas não aguentam.

A dieta de South Beach também recomenda que utilize adoçantes para substituir os açúcares. Eu acho isso vergonhoso visto estar provado que o Aspartame ou Splenda levam ao cancro. São substâncias pouco saudáveis e a evitar totalmente.

Enquanto está na segunda fase da dieta de South Beach a perda de peso deve desacelerar até à volta de meio quilo a um quilo por semana. Esta perda de peso é ideal, sendo muito mais saudável do que perder peso mais rapidamente. É uma dieta equilibrada que tem bons efeitos na saúde, com a vantagem de queimar gordura e baixar o peso.

Se quer uma dieta para emagrecer planeada, estruturada e baseada em números, a dieta de South Beach não é para si. Mas se gosta da liberdade de não ter de contar calorias ou o peso da comida, usado o senso comum para comer e perder peso, então a dieta de South Beach um plano estratégico em vez de uma dieta rígida, que de certeza que vai funcionar consigo. Tenha em mente que todas as dietas têm o mesmo princípio: comer menos calorias do que queima. Quando queimar mais calorias do que consome, o seu peso vai começar a diminuir. Comer bem e apreciar a comida saudável é uma parte essencial do processo e é ai que a dieta de South Beach brilha.

 

Toda dieta deve ser acompanhada de um nutricionista.

—————

Voltar



Crie um site grátis Webnode